Retiro de Silêncio de 7 dias ~ Zmar

Zambujeira do Mar, Portugal

Nada te pode perturbar quando sabes quem verdadeiramente és. Esta descoberta começa a desenrolar-se assim que a tua mente entra no teu coração. Satsang é o lugar desta descoberta. Bem-vindo ao Satsang. ~ Mooji

Sobre

Este retiro de silêncio residencial de 7 dias com Mooji é uma oportunidade poderosa de estar completamente imerso no campo energético do Satsang, na presença deste grande mestre espiritual. A atmosfera inspiradora e os serviços proporcionados pelo Zmar, um centro de retiros localizado a sul de Portugal, apoiam esta introspeção genuína, permitindo-lhe focar toda a sua atenção interiormente, sem ter de lidar com as habituais solicitações e distrações do dia-a-dia. 

Mooji apresenta o caminho direto para a liberdade através do auto-questionamento e do Convite, que está a provar ser um dos meios mais eficazes para a verdadeira e duradoura auto-descoberta. O Satsang tem lugar, geralmente, duas vezes por dia: nestes preciosos momentos, Mooji guia-nos, desafia-nos e responde às nossas perguntas com sabedoria, amor, humor e honestidade total. Estes poderosos diálogos suportam o silêncio que é mantido ao longo dos sete dias. A quietude leva-nos mais profundamente até ao que está a ser apontado e é um aspeto essencial deste retiro. 

Através da presença de Mooji e das suas orientações diretas até à Verdade de quem somos — o amor, a alegria e a paz que não acabam, e que são procurados por tantas pessoas, são revelados como a nossa natureza verdadeira, o nosso próprio Ser. Participar num retiro de silêncio com Mooji é um convite irresistível para todos aqueles que se sentem a ser chamados a descobrir o verdadeiro Ser intemporal que são. Seja bem-vindo/a!

Linhas Orientadoras

Este retiro de silêncio com Mooji destina-se àqueles que se sentem genuinamente atraídos pela auto-descoberta. Este evento não é apenas para quem está curioso, mas sim para quem tem um desejo claro, no seu coração, de se aprofundar na sua busca através das orientações de Moojibaba. 

Ainda que seja favorável já ter participado num retiro antes, o pré-requisito mais importante é um compromisso sincero e total para com a sua auto-descoberta. 

É necessário que todos os participantes sigam as seguintes linhas orientadoras, que foram desenhadas para facilitar o despertar de cada um. Ao participar neste evento, concorda em: 

  • Abordar este retiro compreendendo que não se trata apenas de um evento casual; em vez disso, destina-se àqueles que estão genuinamente à procura da realização do Ser nesta vida. 

  • Permanecer pela duração total do retiro e participar em todas as sessões de Satsang sem exceção. Será pedido a toda a gente para permanecer na sala até Moojibaba sair. 

  • Respeitar o silêncio durante todo o retiro

  • Movimentar-se com a atenção a repousar na consciência silenciosa. Para assegurar que a atenção não é desviada para o exterior, durante todo o retiro, é estritamente proibido: socializar; estabelecer contato físico ou visual; falar; cantar; dançar; ler; escrever; usar telemóveis, câmeras e outros dispositivos eletrónicos móveis; usar a Internet. Isto apoia-o para usufruir totalmente desta oportunidade e também para respeitar o retiro dos outros participantes. 

  • Se veio para o retiro acompanhado por um amigo ou familiar, concorda em não estabelecerem qualquer tipo de contato durante o retiro. Por favor, respeite o Satsang dos seus amigos ou familiares e também dos outros participantes do retiro.

  • Concorda em apresentar as perguntas a Mooji de uma forma simples, aberta e honesta. Por favor, evite partilhar estórias pessoais, e tome a oportunidade de falar como se fosse a sua única oportunidade de ser livre. Por favor, compreenda e respeite que o Mooji só está aberto a questões durante o Satsang e não receberá nenhuma pergunta posteriormente.

  • Abster-se do uso de drogas recreativas ou intoxicantes pela duração deste retiro.

  • Usar roupas modestas e evitar roupas justas, decotadas ou transparentes, ao longo do retiro

  • O Satsang não substitui nenhum tipo de terapia, tratamento ou diagnóstico médico. Caso esteja neste momento a receber, ou já tenha recebido, algum tipo de tratamento médico ou terapia para questões relacionadas com a sua saúde mental, este retiro poderá não ser adequado para si. Assim, no caso de ter um historial de perturbações graves de saúde mental, não é recomendado participar neste retiro sem se certificar que tal é razoavelmente seguro. Por favor, verifique com um profissional de saúde especializado se participar neste retiro é apropriado para si neste momento. Poderá ler mais informações sobre isso aqui

  • Ao participar neste evento, concorda que a sua imagem e voz sejam gravadas e possivelmente usadas para a partilha de Satsang na Internet, e nos formatos de DVD e mp3. Todo o material gravado será apenas usado para servir o Satsang. As imagens de todos os indivíduos serão tratadas com o maior respeito e sensibilidade.

  • Para quem deseja participar neste retiro, é essencial ver estes importantes vídeos

    Um Convite à Liberdade (disponível com legendas em português, ou com tradução simultânea em português de Portugal ou em português do Brasil);

    Uma Introdução Simples e Profunda à Auto-Investigação por Sri Mooji (disponível com legendas em português, ou com tradução simultânea em português de Portugal).

    Uma Introdução Direta à Presença Perfeita (UM VÍDEO A VER! Um vídeo muito importante sobre o despertar - para toda a gente!) - disponível com tradução simultânea em português do Brasil.

Localização

A nossa casa, durante o retiro, é o Zmar Eco Experience — uma propriedade de 81 hectares, perto de Odemira, na costa do Alentejo, a oeste de Portugal. Está totalmente equipado com infraestruturas de alojamento modernas e é conhecido pela sua consciência ecológica. A bela equipa do Zmar apoia o nosso silêncio, ao mesmo tempo que se dedica, com todo o seu coração, a cuidar das nossas necessidades diárias.

Morada do Zmar
Herdade-A-de-Mateus 
S. Salvador 
7630 Odemira 
Portugal

Programa

Programa do Retiro
O retiro começa a 5 de Outubro com um Encontro de Boas-vindas às 20:30. Nos dias seguintes, normalmente terão lugar duas sessões de Satsang por dia, e o retiro terminará a 12 de Outubro após o programa da manhã. A duração de cada sessão de Satsang é variável, mas normalmente corresponde a cerca de 1 hora e meia a 2 horas, ou por vezes, mais tempo. Por favor, note que o programa diário poderá ser alterado de acordo com o ritmo único deste retiro. 

Também serão oferecidas atividades adicionais que apoiam o Satsang, tais como Bhajans (canções devocionais) e Yoga do Riso. Além disso, haverá muito tempo para contemplar em silêncio. 

Dia de Abertura e Check-in ~ Sábado, 5 de Outubro

  • Para quem vier de comboio, o check-in tomará lugar durante a viagem enquanto estiver sentado no comboio com destino à estação de Amoreiras-Odemira. A equipa estará presente para apoiar este processo. Por favor, leia atentamente a secção Viagem para certificar-se que apanha o comboio certo. 
  • Para aqueles que vêm com o seu próprio transporte, o check-in irá realizar-se no Zmar entre as 13:00 e as 17:00.
  • Todos os participantes deverão assistir ao Encontro de Boas-vindas no sábado, 5 de Outubro, às 20:30.
13:00 – 17:00Chegada, check-in, acolhimento
13:00 – 15:00Almoço
14:30 – 18:00Tours de Boas-vindas
18:00 – 20:00Jantar
20:30 – 21:30Encontro de Boas-vindas
21:30Descanso


Dia de Encerramento ~ Sábado, 12 de Outubro

  • O programa terminará por volta das 12:00, no sábado, 12 de Outubro.
  • O almoço será servido entre as 12:30 e as 14:30.
  • Entre as 13:30 e as 16:00, irão partir os autocarros com destino ao aeroporto de Lisboa (a chegada está prevista entre as 16:30 e as 19:00).
  • Entre as 14:00 e as 15:00, irão partir os autocarros com destino ao aeroporto de Faro (a chegada está prevista entre as 16:30 e as 17:30.

Línguas

Estará disponível tradução ao vivo em Português, Francês, Italiano, Espanhol e Russo, tanto presencialmente no Zmar, como para os participantes do retiro através da Internet. Este serviço é oferecido com carinho por uma equipa de intérpretes dedicados, não-profissionais. 

Poder ouvir Satsang na sua língua materna tem-se revelado uma grande ajuda para alguns participantes, contudo, é necessário ter em conta que existe sempre a possibilidade de algumas palavras do Mooji se perderem na tradução ou não serem traduzidas de forma perfeita e o seu significado se perder. As próprias palavras do Mooji são, naturalmente, a transmissão mais elevada e poderosa, mas muitas pessoas têm beneficiado profundamente de escutar a tradução em direto na sua língua. 

Por favor, repare que a tradução ao vivo será oferecida apenas para as sessões de Satsang. Toda a comunicação e informação restante, como o programa, a inscrição, etc, será apenas em inglês. 

Requisitos:
Smartphone ou tablet
Auriculares compatíveis
Instalação da aplicação VLC para Android ou iOS

Por favor, certifique-se que nos informa se precisa de tradução, quando estiver a efetuar a sua inscrição. Posteriormente, irá receber informação acerca do serviço de tradução por e-mail.

Não há diálogos no mundo. Tudo é um monólogo divino. Pois, na realidade, não existem dois. Existe apenas a realidade única aparecendo como diversidade. ~ Mooji

Participação

Existem duas formas de participar no retiro de silêncio. Pode deslocar-se até ao Zmar para estar na presença física de Mooji, ou pode assistir à transmissão em direto através da Internet, em Mooji TV.

Participar presencialmente no  Zmar
Estar na presença física de um mestre vivo, totalmente imerso no campo energético do Satsang, é uma oportunidade rara e abençoada. A própria presença de Mooji, amável e incomensurável, pode despoletar uma transformação naqueles que têm maturidade suficiente para despertar. Por favor, tenha em atenção que os lugares são limitados, e é essencial realizar a sua inscrição com antecedência. Pode ver, mais abaixo, informação acerca da inscrição e dos preços.  

Assistir à transmissão em direto através da Internet
Se não for possível deslocar-se até ao Zmar, assistir à transmissão em direto através da Internet é uma excelente alternativa. Todos os dias, poderá ter acesso aos satsangs em tempo real, e também aos eventos adicionais como as Bhajans (canções devocionais). Para Mooji, não existe separação, nem distância, em relação a quem participa através da Internet. Ele considera que participar desta forma não constitui nenhum impedimento nem desvantagem. Pode ver mais informações acerca da inscrição em Mooji TV

Quer compareça ao evento presencialmente ou assista pela Internet, um retiro de silêncio é muito mais do que apenas os acontecimentos programados, e é essencial seguir as nossas Linhas Orientadoras. Isso poderá ser mais desafiante para quem está a assistir ao retiro online e necessita de estar envolvido em algumas atividades quotidianas. Nesse caso, é altamente recomendado que providencie bastante tempo e espaço para contemplar. Os momentos antes e depois do satsang são muito importantes para permitir que as orientações assentem profundamente no seu coração.

7 dias em Retiro de Silêncio no Zmar Esgotado

618€-1073€ - dependendo do tipo de alojamento. Esgotado

Os preços incluem as gravações dos Satsangs do retiro (acesso online durante 6 meses e download). 

As diferentes opções de alojamento podem ser consultadas abaixo na secção Alojamento. Na secção Viagem, irá encontrar algumas informações importantes acerca da sua chegada e partida. Por favor, leia com atenção e não reserve o seu voo antes que o seu bilhete para o retiro no Zmar seja confirmado. 

Nota: a sua inscrição estará completa apenas depois de ter inserido os seus dados pessoais no final do processo de inscrição. Receberá, então, dois e-mails de confirmação da sua reserva: um para o pagamento; e outro quando tiver terminado o processo de inscrição. Para quaisquer dificuldades com o pagamento ou a inscrição, por favor leia abaixo a nossa secção de FAQ (Perguntas Frequentes). Por favor, tenha também em atenção que os bilhetes para este evento são intransferíveis e não podem ser usados por outra pessoa.

Transmissão em direto do Retiro Online Descubra mais aqui

£130 GBP (£105 - preço especial para inscrições até 5 de Setembro) Descubra mais aqui

Os preços incluem as gravações dos Satsangs do retiro (acesso online durante 6 meses e download).

Um retiro de silêncio não é apenas um evento espiritual inovador, mas sim algo que te permite mergulhar no oceano do teu próprio Ser. Abraça esta oportunidade com sinceridade e confiança. Esta é a tua chance. ~ Mooji

ALOJAMENTO

O preço do bilhete para participar presencialmente no Retiro de Silêncio no Zmar é constituído pela taxa do programa de Satsang + a taxa de alimentação/alojamento. Por favor, consulte a tabela abaixo para ver as diferentes opções. Deverá ser efetuado um único pagamento em EUR (€) da quantia total. 

Taxa do Programa de Satsang:€375 - inclui todas as atividades do programa de Satsang e as viagens de autocarro mencionadas na secção Viagem, assim como o acesso às gravações dos Satsangs.  
Taxa de Alimentação & Alojamento:As opções de alojamento e custos são mostrados abaixo. Esta taxa inclui todas as refeições.
PRIVADONº de pessoas por quartoNº de pessoas por casaTipo de
cama

Aloja-
mento

SatsangTotal(€)
(A) Quarto & casa-de-banho privados numa casa privada (ESGOTADO) 11Cama de casal6983751073
(B) Quarto privado & casa-de-banho privativa (suite) numa casa partilhada (ESGOTADO) 12 - 5Cama de casal621375996
(C) Quarto privado e casa e casa-de-banho partilhadas (ESGOTADO) 12 - 5Cama de casal567375942
PARTILHADO
Nº de pessoas por quartoNº de pessoas por casaTipo de
cama

Aloja-
mento

SatsangTotal(€)
(D) Cama individual em quarto duplo e casa e casa-de-banho partilhadas (ESGOTADO) 22Cama individual469375844
(E) Cama individual em quarto duplo e casa e casa-de-banho partilhadas (ESGOTADO)23 - 7Cama individual/ beliche405375780
(F) Cama individual em quarto com 4 camas, casa e casa-de-banho partilhadas (ESGOTADO)44 - 5Cama individual/ beliche322375697
ACAMPARNº de pessoas por quartoNº de pessoas por casaTipo de
cama

Aloja-
mento

SatsangTotal(€)
(G) Trazer a sua própria tenda (ESGOTADO)---243375618
(H) Trazer a sua própria tenda & alugar um camping kit (ESGOTADO)---283375658

Acampar com a sua própria tenda 
Para esta opção, precisa de trazer e montar a sua própria tenda. Importante: acampar em Portugal nesta altura do ano pode ser um desafio. O clima pode ser quente durante o dia e frio à noite, e também poderá haver bastante chuva e vento. Não recomendamos esta opção, exceto se já tiver experiência em acampar e se sentir confortável com estas condições meteorológicas. 

Camping Kit (Kit de Campismo)
Mesmo no caso de trazer a sua própria tenda e realizar a sua montagem, pode alugar um Camping Kit (40€). Este kit inclui um colchão, um saco-cama, uma almofada e um cobertor. A quantidade de camping kits disponíveis é limitada, por isso é necessário reservar o seu quando efetuar a sua inscrição, selecionando a opção de “Accommodation Type H - Bring your own tent & hire a camping kit” (Alojamento Tipo H - trazer a sua própria tenda & alugar um camping kit). Por favor, repare que não é possível alugar um camping kit no Zmar. 

Alimentação
O preço do retiro inclui pequeno-almoço, almoço, jantar e chá & café entre as refeições. A maioria das refeições será vegetariana, e em alguns dias do retiro também haverá peixe ao almoço. Quando estiver a efetuar a sua inscrição, pode escolher se precisa de uma dieta sem glúten ou sem produtos lácteos. Por favor, repare que estas são as únicas opções de dieta que serão oferecidas durante este retiro. 

Viagem

Chegada ao Zmar – 5 de Outubro

Viajar até Portugal
Pode apanhar um voo até ao aeroporto de Lisboa ou de Faro. Sugerimos que reserve o seu voo com chegada no máximo até às 12:00 no dia 5 de Outubro, e o voo de volta para depois das 19:00 no dia 12 de Outubro ou nos dias posteriores. Por favor, antes de confirmar o seu voo, certifique-se que, com esse horário, consegue apanhar um dos comboios mencionados abaixo. 

Comboio até ao Zmar
A melhor forma de chegar ao Zmar a partir de Lisboa ou Faro é de comboio. Pode comprar os bilhetes no website Comboios de Portugal com 2 meses de antecedência. 

Partida de Lisboa: Dirija-se até à estação de comboios Lisboa-Oriente. Se vem do aeroporto de Lisboa, pode apanhar o metro até Lisboa-Oriente (3 paragens) ou um táxi pelo preço de 8 a 10 euros. 

Partida de Faro: Dirija-se até à estação de comboios de Faro. Poderá apanhar um táxi pelo preço de 12 a 15 euros ou um autocarro (a paragem situa-se à entrada do aeroporto e o autocarro passa aproximadamente de hora a hora). Pode consultar aqui mais informações acerca dos autocarros a partir do aeroporto de Faro.  

Por favor, escolha um dos comboios mencionados abaixo e saia na estação de comboios Amoreiras-Odemira. Apenas os comboios mencionados abaixo irão parar na estação Amoreiras-Odemira
por isso recomendamos não apanhar nenhum dos outros comboios. No dia 5 de Outubro, haverá autocarros na estação Amoreiras-Odemira para levar toda a gente para o Zmar (esta viagem de autocarro está incluída no preço do bilhete do retiro). 

Importante: a estação Amoreiras-Odemira só estará aberta para estes comboios específicos com destino ao Retiro de Silêncio com Mooji no Zmar. Não é possível comprar o bilhete de comboio com esta estação como destino. Assim, em vez disso, poderá comprar um bilhete para a estação da Funcheira, que é a estação mais próxima de Amoreiras-Odemira. 

Se vem de Lisboa: a estação Amoreiras-Odemira é a estação a seguir à da Funcheira. 
Se vem de Faro: a estação Amoreiras-Odemira é a estação anterior à da Funcheira. 


Partida de Lisboa- Oriente Chegada a Amoreiras-Odemira
10:02 12:01
14:02 15:59
Partida de Faro Chegada a  Amoreiras-Odemira
14:15 15:41

Informação adicional
O Zmar não poderá receber participantes depois das 20:00, por isso organize o seu transporte de forma a chegar antes dessa hora. 

Pode usar esta página do Facebook para comunicar com outros participantes acerca da viagem. 

Partida do Zmar – 12 de Outubro
No final do retiro, iremos providenciar autocarros que partirão do Zmar com destino aos aeroportos de Lisboa e Faro. A viagem nestes autocarros é gratuita mas é necessário reservar previamente o seu lugar através da Internet. No e-mail de confirmação da sua reserva que irá receber, enviaremos também um link para o formulário de reserva do transporte. 

Por favor, leia atentamente a informação abaixo, antes de comprar o seu voo de volta. Recomendamos que o seu voo de volta esteja marcado para depois das 19:00 do dia 12 de Outubro.  


Destino

Partida do  Zmar
Hora aproximada de chegada ao Aeroporto
Aeroporto de Lisboa Das 13:30 às 16:00
Das 16:30 às 19:00
Aeroporto de Faro Das 14:00 às 15:00 Das 16:30 às 17:30

FAQ

O Retiro

Este é um retiro residencial? É providenciado alojamento e refeições?

Para quem participar no retiro presencialmente no Zmar, poderá escolher de entre uma variedade de opções de alojamento que vai desde tenda (pode trazer a sua própria tenda) até um quarto privado. Por favor, consulte a secção Alojamento para mais informação. As refeições estão incluídas no preço do bilhete para o retiro.

Qual é a diferença entre um Intensivo de Satsang e um Retiro de Silêncio?

Um Retiro de Silêncio é um retiro residencial de 7 dias em que os participantes comem, dormem e participam em Satsang no local do retiro. Além disso, permanece-se em silêncio durante todo o retiro. Atividades quotidianas como trabalhar, ler, dançar, escrever, etc, são suspensas para nos permitir focar a atenção interiormente. Enquanto que no caso dos Intensivos de Satsang mais curtos, os participantes são responsáveis por organizar a sua própria alimentação e alojamento. Apesar de se permanecer em silêncio dentro do recinto do Satsang e nas suas proximidades e também ser recomendado permanecer em silêncio pela duração do Intensivo, existe também a possibilidade de continuar a desempenhar as atividades quotidianas se necessário. 

Porque é que o retiro é um retiro de silêncio?

Permanecer em silêncio durante os sete dias do retiro facilita que a atenção esteja focada interiormente, permitindo-lhe a estar imerso na contemplação do seu Ser verdadeiro. 

Posso ler ou escrever durante o retiro?

Pedimos, por favor, para se abster de ler, escrever, usar a Internet, desenhar, cantar ou de qualquer outra forma de expressão artística. Por outras palavras, pedimos que suspenda todas as atividades exteriores pela duração do retiro. Moojibaba encoraja-nos a focar a nossa atenção interiormente e a fazer uso da oportunidade de não sermos distraídos pelas atividades habituais. Os livros escritos por Mooji ou quaisquer outros livros disponíveis na Sangha Shop (Loja da Sangha) são uma exceção, pois servem o mesmo propósito do retiro: imergir-nos no campo energético da Verdade. 

Será possível usar a Internet durante o retiro?

O Zmar não irá oferecer wifi nem acesso à Internet durante o retiro, e também não existem estabelecimentos com Internet disponível nas proximidades do recinto. É altamente encorajado a não usar a Internet durante o retiro e a desligar o seu dispositivo móvel, por respeito ao seu próprio Satsang e ao Satsang de todos os participantes. 

Será que o evento vai esgotar rapidamente?

O recinto pode hospedar até cerca de 900 pessoas, mas recomendamos reservar o seu bilhete o mais cedo possível, pois não conseguimos antecipar o quão rapidamente os lugares vão ser preenchidos. 

Eu não posso sentar-me no chão. Será possível sentar-me numa cadeira?

O Zmar tem muitas cadeiras disponíveis com apoio para as costas. 

Providenciam almofadas para sentar no chão?

Não, aconselhamos a trazer a sua própria almofada, se deseja sentar-se no chão.

Alojamento & Alimentação

Será que posso partilhar o meu quarto com o meu companheiro/a ou amigo/a?

Os quartos são distribuídos pelos participantes de forma aleatória e cada casa partilhada hospeda apenas participantes do mesmo género. Não é possível pedir para partilhar o alojamento com o seu companheiro/a ou amigo/a.

 
Este retiro é uma rara oportunidade para estar sozinho, imerso no seu próprio silêncio, e encorajamos fortemente que se vier em casal dê espaço a si próprio/a e ao seu companheiro/a para aproveitar ao máximo esta oportunidade. 
 
Recordamos que se vier participar no retiro com um amigo/a ou companheiro/a, ambos concordam em não comunicarem um com o outro, de nenhuma forma, durante o retiro. Por favor, respeite o Satsang dos seus amigos ou familiares e de todos os outros participantes. 

Quão longe se situam as áreas de alojamento das casas-de-banho, do local onde haverá o Satsang e da área de refeições?

Dependendo do tipo de alojamento, alguns quartos situam-se a cerca de 10-15 minutos de distância a pé do local onde decorrerá o Satsang e da área de refeições. O terreno no Zmar é plano, e também é possível alugar bicicletas.

 
Todas as casas têm casa-de-banho. Na área de campismo, as casas-de-banho estão localizadas a uma distância máxima de 200m das tendas. 

Temos de levar a nossa própria roupa de cama e toalhas?

Se estiver hospedado numa casa ou num quarto partilhado, o Zmar providenciará a roupa de cama e as toalhas.

Se vai estar a acampar, deve levar a sua própria tenda e montá-la. Deverá também levar a sua própria roupa de cama e equipamento de campismo, a menos que tenha reservado um camping kit por 40€, quando efetuou a sua inscrição. De qualquer forma, recomendamos que traga cobertores extra para se assegurar que vai estar suficientemente agasalhado à noite. 


Será que disponibilizam dietas especiais?

A maioria das refeições será vegetariana, e em alguns dias do retiro também haverá peixe ao almoço. Durante a inscrição, poderá escolher se necessita de uma dieta sem glúten ou sem produtos lácteos. Por favor, repare que estas são as únicas opções de dieta que poderão ser oferecidas durante este retiro. 

Inscrição

Estou a ter dificuldades com o formulário de inscrição online ou com o pagamento. O que devo fazer?

  • Verifique que todos os dados preenchidos no formulário estão corretos.
  • Tente efetuar o pagamento com um cartão de crédito ou débito diferente.
  • Atualize a página, ou tente aceder com um navegador de Internet diferente.
  • Use um dispositivo eletrónico diferente (por exemplo, um computador, em vez de um telemóvel ou tablet).
  • Se não conseguir resolver o problema, por favor contacte-nos para events@mooji.org.

Não recebi nenhuma confirmação da minha reserva

Se não conseguir encontrar o e-mail de confirmação da sua reserva na sua caixa de correio eletrónico, por favor verifique a sua caixa de spam ou de correio eletrónico não solicitado. Se mesmo assim, não encontrar o e-mail de confirmação, por favor contacte-nos para events@mooji.org.

Como posso ter a certeza que já estou mesmo inscrito no retiro?

A sua inscrição estará assegurada quando tiver recebido a confirmação da sua reserva através de e-mail. Por favor, note que apenas o e-mail de confirmação do pagamento não constitui prova de uma inscrição finalizada. Se não conseguir encontrar o e-mail de confirmação da sua reserva na sua caixa de correio eletrónico, por favor verifique a sua caixa de spam ou de correio eletrónico não solicitado. Se ainda assim, não encontrar o e-mail de confirmação da sua reserva, por favor contacte-nos para events@mooji.org.

O que acontece se o meu pagamento não for efetuado?

Se o seu pagamento não for efetuado, o seu lugar no retiro não está reservado. Por favor, inscreva-se novamente, depois de se certificar que o seu cartão de crédito está a funcionar corretamente e tem fundos suficientes. 

Participação

Quero mesmo participar no retiro de silêncio, mas não consigo chegar no primeiro dia. Ainda posso ir?

É possível chegar o mais tardar até às 8:00 da manhã do dia 6 de Outubro, mas deve informar-nos antecipadamente, uma vez que precisamos de organizar o seu check-in. Para mais instruções, por favor, envie-nos um e-mail para events@mooji.org.

Um amigo que não fala Inglês quer inscrever-se neste retiro. É possível?

Sim, é possível desde que esteja familiarizado com as Linhas Orientadoras, Política de Privacidade e os Termos & Condições, e nos avise antecipadamente que vai participar. Haverá tradução em direto para Português, Francês, Italiano, Espanhol e Russo de todas as sessões de Satsang. Não oferecemos tradução em outras línguas, a não ser que, durante o Satsang, quem estiver a colocar uma pergunta ao Mooji, pedir especificamente tradução numa língua em particular, e houver alguém disponível para traduzir.

Posso levar as crianças para o retiro?

Não, não conseguimos receber crianças neste retiro. 

Posso levar o meu animal de estimação para o retiro?

Não, não é possível trazer animais de estimação para o retiro.

Viagem

Por favor, leia a secção Viagem (mais acima) para se familiarizar com as melhores formas de chegar ao Zmar.

E se eu não conseguir apanhar os comboios que aconselham na secção “Comboios até ao Zmar” (na secção Viagem)?

Faro: Se não conseguir apanhar o comboio a partir de Faro, outra opção é vir de táxi ou alugar um carro. 

 
Lisboa: Se não conseguir apanhar nenhum dos dois comboios a partir de Lisboa (mencionados acima), aconselhamos a comprar bilhete de autocarro com destino a Odemira às 15:00, de forma a chegar a tempo. A partir de Odemira, poderá apanhar um táxi até ao Zmar. Pode ver mais informações sobre o autocarro abaixo. 
 
Se chegar noutro comboio, precisa de sair na estação da Funcheira ou Santa-Clara Sabóia e apanhar um táxi até ao Zmar. Não existem táxis disponíveis nestas estações, por isso é preciso chamar um táxi pelo telefone com antecedência (ver informação acerca dos táxis abaixo). 
 
Autocarro para o Zmar (Rede Expressos)
Faro: não há autocarros até Odemira. 
 
Lisboa: Pode apanhar um autocarro da Rede-Expressos de Lisboa (Sete Rios) até Odemira. O bilhete custa aproximadamente 16€. O autocarro parte às 15:00. 
Pode comprar o bilhete através da Internet no website da Rede Expressos ou na estação rodoviária.  
Estação rodoviária em Lisboa: Terminal Rodoviário de Sete Rios (um táxi do aeroporto custa à volta de 10-13€). Terá de apanhar um táxi de Odemira até ao Zmar. 
 
Informações acerca dos Táxis

  • Não existem táxis disponíveis nas estações de comboios da Funcheira ou Santa-Clara Sabóia e terá que chamar um táxi pelo telefone com antecedência. Por favor, repare que os táxis não estão disponíveis à noite.
  • Pedro: +351 964 220 621
  • Nelson: +351 914 904 681
  • Armando: +351 966 343 072
  • Paulo: +351 927144 285
  • Daniel +351 918 613 535 

Informações sobre o Aluguer de Carros

O meu voo não vai chegar a tempo de apanhar o comboio, por isso decidi alugar um carro. Onde posso oferecer para partilhar boleia?

Pode usar esta página do Facebook para comunicar com outros participantes acerca da viagem. 

Por favor, repare que o check-in será realizado entre as 13:00 e as 17:00 e que o Zmar não poderá receber participantes depois das 20:00. 

Bem-estar Mental e Físico

O Satsang é algum tipo de terapia ou um substituto de tratamento médico?

É importante compreender que o Satsang não deve ser usado como um substituto de qualquer terapia ou tratamento médico. O Satsang, na forma do Convite e do auto-questionamento, é uma ferramenta poderosa para a auto-realização. Os ensinamentos do Mooji são muito profundos, guiando aqueles que procuram a Verdade até ao despertar completo. Contudo, os seus ensinamentos e as suas orientações não deverão substituir o diagnóstico, aconselhamento ou tratamento médico. Qualquer mudança ou paragem do tratamento médico, psicológico, psiquiátrico ou terapêutico deverá acontecer sob a supervisão e a orientação de um médico ou de um especialista em saúde mental.

Será que podem providenciar apoio para aqueles que não são capazes de se mover de forma independente, por exemplo, devido a uma incapacidade física ou idade avançada?

Não, infelizmente, neste momento não podemos prestar esse tipo de apoio.

É possível ter acesso ao local do evento com cadeira-de-rodas?

Sim.

Será que este retiro de silêncio é adequado para quem experienciar doenças mentais ou perturbações psiquiátricas?

Caso esteja neste momento a receber, ou já tenha recebido, algum tipo de tratamento médico ou terapia para questões relacionadas com a sua saúde mental, um ambiente de contemplação e introspeção profundas (como um ambiente de Satsang intensivo) poderá não ser adequado para si. Por favor, verifique com um médico ou um especialista em saúde mental, se estar neste tipo de ambiente é apropriado para si, neste momento.

Quando é que participar num retiro de silêncio poderá não ser aconselhável?

Quem está a experienciar perturbações psiquiátricas, ou alguma turbulência emocional excecionalmente forte, poderá não beneficiar de estar num retiro de silêncio. Ocasionalmente, estar em tal ambiente poderá impactar, de forma adversa, em estados de saúde já existentes. O Satsang poderá trazer à superfície impressões traumáticas latentes ou tendências profundamente enraizadas no corpo-mente, que podem desencadear pensamentos e reações emocionais e comportamentais fortes e aparentemente esmagadoras. O Satsang pode oferecer uma oportunidade para reconhecer, libertar e transcender estes estados. No entanto, se existir uma doença mental, um participante poderá sentir-se afetado pelo aparecimento de tendências que antes estavam adormecidas, e por isso, poderá necessitar de apoio médico e psiquiátrico adicional. Por favor, tenha em atenção que não podemos prestar esse tipo de apoio ou conhecimento médico ou psiquiátrico. O questionário abaixo poderá ajudá-lo/a a ver se neste momento poderia beneficiar totalmente de um retiro de silêncio. 

Questionário

Por favor, tenha em atenção que este questionário pretende apenas ser um indicador de apoio, e não constitui ou substitui aconselhamento médico ou psiquiátrico. Se responder “sim” a qualquer uma destas perguntas, por favor, esteja consciente que estar num retiro de silêncio poderá não ser apropriado para si, neste momento. 

  • Já alguma vez sofreu ou está, neste momento, a sofrer de alguma destas perturbações (individualmente ou associado a outras doenças): transtornos de ansiedade (incluem ansiedade generalizada, agorafobia e síndrome de pânico), transtornos de humor (incluem depressão clínica, transtorno maníaco-depressivo e transtorno bipolar), transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), perturbações da personalidade, esquizofrenia ou psicose? E/ou já alguma vez recebeu ou está, neste momento, a receber tratamento para alguma destas patologias?
  • Está, neste momento, a tomar algum medicamento, com ou sem prescrição médica, para o tratamento de uma perturbação de saúde mental?
  • Nos últimos 6 meses, consumiu algum tipo de drogas psicotrópicas (que alteram o estado da mente) sem prescrição, para fins recreativos, espirituais ou por auto-medicação?
  • Tem, presentemente, uma relação não saudável ou destrutiva com alguma substância (o que inclui uso nocivo, dependência e adição), ou fez uma desintoxicação do uso de alguma substância, nos últimos 12 meses?
  • Experienciou, nos últimos 12 meses, uma deterioração ou um agravamento da sua saúde mental, independentemente de ter procurado aconselhamento especializado ou não?
  • Já alguma vez experienciou algum efeito incómodo ou indesejado (estes efeitos podem ser físicos, cognitivos, emocionais ou “energéticos”) que persistiu para além da duração da sua participação em alguma prática espiritual ou retiro, e que interferiu com o seu bem-estar e/ou com as suas capacidades funcionais?

 

Responder “sim” a qualquer uma destas perguntas, não quer dizer estritamente que não possa participar num retiro de silêncio. Significa que é necessário procurar aconselhamento especializado e receber a confirmação, por parte de um médico ou de um profissional de saúde credenciado, que a sua participação dificilmente terá um impacto negativo no seu estado de saúde mental. Por favor, tenha em atenção que não podemos prestar esse tipo de apoio ou conhecimento médico ou psiquiátrico.

Através do questionário, posso ver que esta não é a altura certa para estar num ambiente de Satsang intensivo, ou tal foi-me desaconselhado. Isso significa que Satsang não é para mim?

O Satsang com Mooji acontece de muitas formas subtis e é possível sentir o seu benefício, mesmo que para si, neste momento, não seja apropriado estar num ambiente de Satsang intensivo (como um retiro de silêncio). Estar a experienciar uma perturbação psiquiátrica ou uma doença mental, não exclui ninguém de se aprofundar no seu Satsang, nem de reconhecer a sua verdadeira natureza de forma completa. No entanto, o acompanhamento adequado e tratamento médico necessário é, todavia, muito importante. Ambos, o Satsang e o acompanhamento e tratamento médico, podem apoiar-se mutuamente.

O Satsang pode ser uma causa de um desequilíbrio da saúde mental?

O Satsang não causa perturbações psiquiátricas nem doenças mentais. Ocasionalmente, o Satsang poderá trazer à superfície impressões traumáticas latentes ou tendências profundamente enraizadas no corpo-mente, que podem desencadear pensamentos e reações emocionais e comportamentais fortes e aparentemente esmagadoras.  O Satsang pode oferecer uma oportunidade para reconhecer, libertar e transcender estes estados. No entanto, se existir uma doença mental, um participante poderá sentir-se afetado pelo aparecimento de tendências que antes estavam adormecidas, e por isso, poderá necessitar de apoio médico e psiquiátrico adicional. Por favor, tenha em atenção que não podemos prestar esse tipo de apoio ou conhecimento médico ou psiquiátrico. Por favor, consulte o questionário acima para mais informação.

 
Para quaisquer perguntas, por favor contacte-nos para events@mooji.org. 

Questões Práticas

Como é o clima nesta zona de Portugal?

O clima em Portugal é muito variável. O melhor é trazer várias camadas de roupa, de forma a estar preparado para todos os tipos de clima. Em Outubro, normalmente, os dias são amenos, mas poderá estar bastante frio à noite e de manhã cedo. Pode consultar a previsão meteorológica para Odemira aqui. Se estiver a acampar, recomendamos vivamente que traga um bom saco-cama para temperaturas baixas. 

Será que preciso de um visto para ir a Portugal?

Para alguns países, é necessário um visto para ser possível entrar na Europa. Terá de se informar junto da Embaixada, ou de uma agência de viagens no seu país, acerca dos requisitos para obter um visto, antes da sua data de partida. Também pode encontrar facilmente esta informação na Internet (https://www.vistos.mne.pt/pt/vistos-schengen/informacao-geral/quem-precisa-de-visto). Assegure-se que o seu passaporte é válido por, pelo menos, seis meses, após a data do fim da sua viagem, caso contrário poderá ser impedido de viajar.

Cancelamento, Termos & Condições e Política de Privacidade

Qual é a política de cancelamento?

Se cancelar a sua participação no retiro por qualquer motivo, aplica-se a política de cancelamento mencionada abaixo:

  • Se cancelar até 31 dias antes da data de início do evento, receberá um reembolso de 75%. 
  • Se cancelar entre 30 a 15 dias antes do data de início do evento, receberá um reembolso de 25%.
  • Se cancelar 14 dias antes da data de início do evento ou menos, não receberá nenhum reembolso. 

O reembolso poderá ser pedido por motivos médicos até 14 dias depois do evento ter terminado. Após essa data, reservamos o nosso direito de recusar qualquer reembolso. 

Os dias referidos aqui são dias de calendário; não inclui o dia em que o evento começa.

Por favor, tenha em atenção que os bilhetes para este evento são intransferíveis, e como tal não é possível vender, dar ou transferir de alguma forma o seu bilhete para outra pessoa.

Quais são os Termos & Condições e a Política de Privacidade que se aplicam à participação neste retiro?

Os Termos & Condições podem ser lidos aqui. E a Política de Privacidade pode ser lida aqui.

Outras Perguntas

Se tiver mais alguma pergunta que ainda não foi esclarecida, por favor contacte-nos para: events@mooji.org

Cookies on Mooji.org

If you continue to browse this website, you agree to our use of cookies. These cookies do not include the placement of any advertisement, but allow us to give you the best possible browsing experience here on Mooji.org.